O espaço contempla:
Ambos têm cabine com acessibilidade para pessoas com deficiência.Além disso, segundo a Prefeitura de Juiz de Fora, o local tem dois pavimentos:
Em 2015, o Parque Halfeld passou por uma reforma com foco na melhoria das condições de acessibilidade, que incluiu, entre outros itens, a instalação de pisos táteis e a construção de rampas. O valor da intervenção, na época, foi estimado em R$ 446.370,11.
No entanto, o público denunciou que o banheiro existente no subsolo da praça não recebeu melhorias. A situação foi alvo de denúncia devido aos problemas de acessibilidade, sendo apurada em inquérito civil pelo Ministério Público, instaurado em 12 de agosto de 2015.
Ainda segundo a Prefeitura, o novo projeto arquitetônico para as obras do banheiro público no Parque Halfeld foi aprovado em 2019 pela Secretaria de Obras, durante a gestão do prefeito Antônio Almas.
Em outubro de 2021, já no governo de Margarida Salomão (PT), a Administração iniciou as obras de reforma de um banheiro para atender às exigências de acessibilidade. Para isso, a estrutura antiga seria demolida e uma nova construída, com fraldários e áreas para pessoas com deficiência e ostomizados, no nível do Parque Halfeld.
Contudo, em novembro de 2021, a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Roberta Araújo de Carvalho Maciel, deferiu uma liminar que determinou à Prefeitura de Juiz de Fora e à empresa Columbia Construções e Empreendimentos Eirelli a suspensão das obras de construção e reforma dos banheiros. A medida exigia a adequação do projeto arquitetônico para garantir a visibilidade do Morro do Cristo e a avaliação regular pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural.
Conforme a Prefeitura, a ação foi julgada improcedente e o juiz autorizou a retomada das obras seguindo o mesmo projeto e parâmetros iniciais:“Desde o início das obras, o projeto já tinha sido aprovado pelos órgãos patrimoniais (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural - Comppac). Em nenhum momento o projeto interferia nos critérios de tombamento do Parque Halfeld”, comunicaram em nota.
Reiniciada somente no fim do ano passado, os trabalhos foram concluídos pela empresa Columbia Construções e Empreendimentos Eireli. O contrato entre as partes previa o valor em R$ 282.667,98.
Fonte ; G1
Informou ; Radio lider 104