Aos 18 anos, veio para Juiz de Fora para estudar no Instituto Cândido Tostes. Isabel continuava a ter experiências com espíritos, até que um dia foi à Casa Espírita da cidade, onde assistiu à primeira palestra, conduzida por Dona Zuzu.
Aos 22 anos, começou a compartilhar ideias sobre o espiritismo no Brasil. Já na sala do apartamento onde morava, anos depois, Dona Isabel reservava as quartas-feiras para atender os doentes, enquanto os filhos ainda eram crianças.
Isabel e o esposo, doutor Ramiro Monteiro de Campos, fundaram em 1974 o Centro Espírita 'A Casa do Caminho', em Juiz de Fora.
No local, ela também desenvolveu um trabalho de educação voltado para crianças em situação de vulnerabilidade social, chamado 'Lar do Caminho', que durou mais de 20 anos.
A médium esteve à frente da Casa do Caminho até 2014, quando completou 90 anos. Mesmo após essa data, continuou ativa, gravando vídeos com mensagens inspiradoras.
Dona Isabel teve encontros marcantes com o médium Chico Xavier, e os filhos ressaltam que essa relação era intensa. O primeiro deles ocorreu em 1974, quando ele visitou Juiz de Fora. Em outra ocasião, ele compareceu à inauguração da Casa do Caminho, que também fica na cidade mineira.
A última 'reunião' entre Dona Isabel e Chico Xavier foi em 1996, seis anos antes do médium falecer. Alda Salomão, nora dela, estava presente e recorda que foi um momento emocionante, já que ele atendia poucas pessoas naquela época.
Fonte ; G1
Informou ; Radio lider 104